Imagina só…
Você passa 2 longos anos trabalhando e estudando de forma remota, e por conta da flexibilização no que diz respeito a pandemia, algumas atividades começam a retornar ao presencial. Como se preparar para esse retorno? E a forma de se comunicar, socializar e se relacionar, continuarão sendo as mesmas?
Conseguiu imaginar?
Ou só houve interrogações na sua cabeça?
Calma, nesse artigo vamos te ajudar a pensar nessas possibilidades híbridas das relações e as novas formas de se comunicar no contexto em que estamos vivendo.
As transformações comunicacionais estão acontecendo de forma rápida e impactante e as pessoas estão ainda se adaptando a essa realidade. O digital possibilitou avanços significativos, com relação à praticidade de entrar em contato com, por exemplo, seu chefe, professor, amigos e familiares. Atualmente, basta o usuário criar uma sala de vídeo-chamada que a socialização começa a acontecer, no entanto, ainda há modulações e interferências na forma de comunicar.
É perceptível que o ambiente digital possibilitou o contato com diversos usuários logados em diferentes partes do mundo, dessa forma, as relações se ampliaram e as conexões são ainda mais abrangentes. Porém, com o retorno às atividades presenciais, a questão que fica é: como as relações interpessoais foram atingidas dentro desse cenário, principalmente no que diz respeito ao retorno do ensino presencial por parte de estudantes e professores?
Segundo a matéria publicada pelo portal de notícias CNN Brasil, com relação ao retorno do ensino presencial é possível destacar uma passagem do texto que diz:
“A privação de relacionamentos interpessoais afetou não somente a saúde mental dos jovens, mas também as competências a eles relacionadas, como respeito, empatia e confiança. [..] Outros atributos de socialização que podem ter sido prejudicados são saber se aproximar para se apresentar para alguém desconhecido, ser assertivo, se posicionar, perceber emoções positivas e se entusiasmar” (CNN Brasil, 2021)
Desse modo, ao analisar a forma de se relacionar no digital e as expectativas para o presencial é importante perceber que as relações interpessoais foram afetadas dentro desse hiato de 2 anos. Como as Instituições, professores e estudantes podem se preparar para essa nova forma de socialização? Ao levar em consideração, por exemplo, as medidas de segurança e o distanciamento social.
Um ponto para ajudar nesse processo é o diálogo aberto e o acolhimento, porque, ao abrir um espaço de troca de experiências a comunidade acadêmica como um todo pode se preparar para os desafios dessa nova fase. O retorno será de uma certa forma um desafio para todos, porém, é essencial que haja uma estrutura pronta para atender as necessidades de cada um.
Por fim, as interrogações ainda pairam na nossa cabeça imaginante. É quase impossível prever como serão essas relações cara a cara. O digital nos trouxe vários benefícios e avanços na forma de se relacionar, porém, ainda há limitações dentro desse espaço. O retorno ao presencial, seja ele no âmbito educacional ou mercadológico, será um processo de adaptação ainda mais demorado e desafiador.
Assim, uma possibilidade para unir esses dois espaços e criar um ambiente ainda mais atrativo seria pensar em atividades híbridas, utilizar os pontos positivos de um comunicar digital, como também, a importância de se relacionar presencialmente.
As expectativas desse formato podem ampliar ainda mais as formas de relações e gerar novas oportunidades para todos que estão inseridos nesse movimento.
Até mais, nos vemos em abril!
…
O retorno presencial é desafiador. O acolhimento e o diálogo aberto certamente contribuem/contribuirão para pensar estratégias e caminhos, para um retorno presencial seguro para todos.
que interessante!!!
Realmente, Camyla, será um grande desafio! E é essencial que tenhamos estes espaços para dialogar e que principalmente as instituições estejam abertas a estas novas possibilidades para que, além de seguro, este retorno faça com que nos sintamos bem e acolhidos.